eichengreen170_ Richard Baker  In Pictures via Getty Images Images_blackwednesday Richard Baker/In Pictures via Getty Images Images

A longa sombra da Quarta-feira Negra

BERKELEY - Este 16 de setembro marcará 30 anos da “Quarta-feira Negra”, quando a libra britânica foi vergonhosamente ejetada do mecanismo de taxa de câmbio (exchange rate mechanism - ERM) do Sistema Monetário Europeu. Nem todos os aniversários são ocasiões para se comemorar. Esse com certeza não é.

A Quarta-feira Negra foi “um dia de desastre”, do qual o governo do primeiro-ministro John Major nunca se recuperou. Foi Major, como chanceler do tesouro no governo de Margaret Thatcher, quem levou a Grã-Bretanha ao ERM em 1990, contrariando as objeções de sua relutante primeira-ministra .

Major viu atrelar a libra ao marco alemão da Alemanha como um modo de resolver de uma só vez os problemas econômicos da Grã-Bretanha. Atrelar-se ao marco alemão supostamente importaria a credibilidade da política monetária alemã e conteria a inflação crônica da Grã-Bretanha. Imitar o modelo da economia mais bem-sucedida da Europa prometia revigorar o crescimento econômico.

https://prosyn.org/WYN0najpt