fofack4_ FADEL SENNAAFP via Getty Images_covid morocco FADEL SENNAAFP via Getty Images

Desprestigiar o desenvolvimento de África

CAIRO – Em 2020, a pandemia de COVID-19 desencadeou a primeira recessão de África num quarto de século e, com ela, uma avalanche de descidas na classificação de crédito soberano por toda a região. Dezoito dos 32 países africanos avaliados por pelo menos uma das “três grandes” agências – Fitch Ratings, Moody’s e S&P Global Ratings – sofreram descidas que correm o risco de exacerbar a crise imediata. Além disso, as ações das agências de classificação podem debilitar as transformações estruturais a longo prazo necessárias para reduzir a dependência pouco saudável de matérias-primas destas economias.

Cinquenta e seis por cento dos países africanos avaliados foram desprestigiados no ano passado – significativamente acima da média global de 31,8% e das médias noutras regiões (45% nas Américas, 28% na Ásia e 9% na Europa). A parcela de nações soberanas africanas afetadas é ainda maior (62,5%) se incluirmos as duas nações desvalorizadas (Quénia e ilha Maurícia) no primeiro semestre de 2021. O excesso de desvalorizações foi acompanhado por uma torrente de análises negativas das perspetivas de classificação dos países africanos. Entre elas, as três agências reviram em baixa a perspetiva de 17 soberanos – quatro de positiva para estável e 13 de estável para negativa.

A importância destas desvalorizações em grande escala vai muito além do seu número. Botswana, ilha Maurícia, Marrocos e África do Sul há muito que gozam de um estatuto que corresponde a um nível de investimento de qualidade. Mas as desvalorizações do ano passado de Marrocos e África do Sul para o estatuto “lixo” significam que África sairá da pandemia com mais de 93% das suas nações soberanas classificadas abaixo do nível de investimento de qualidade, o que poderá desencadear “efeitos precipício” desproporcionalmente negativos.

https://prosyn.org/zBZwEIWpt