fofack5_ YASUYOSHI CHIBAAFP via Getty Images_girls smiling YASUYOSHI CHIBAAFP via Getty Images

Mudar a narrativa sobre a população de África

CAIRO – Os debates de política económica sobre África são muitas vezes ofuscados por apelos para o controlo da população e taxas de fertilidade mais baixas. E as Nações Unidas estão a alimentar o problema ao projetarem que a população de África duplicará até 2050. Na verdade, a taxa geral de fertilidade de África caiu mais de 36% desde 1970, para 4,2 nascimentos por mulher, e estima-se que cairá para 2,1 nascimentos por mulher no final deste século.

Além disso, é preocupante que tantos comentadores defendam o controlo populacional para uma região cuja população foi dizimada durante séculos de escravidão e colonização. Em parte como resultado desse legado, África tem a densidade populacional mais baixa de qualquer região, com 46 pessoas por quilómetro quadrado, em comparação com as 150 pessoas por quilómetro quadrado na Ásia e 112 na Europa.

Uma estatística muito mais relevante é que África é o continente mais jovem do mundo, com mais de 70% da sua população com idade inferior a 30 anos. Aproveitar o potencial desta coorte de jovens é um desafio fundamental e uma enorme oportunidade.

https://prosyn.org/yvkR9Bdpt