elerian132_Helen H. RichardsonMediaNews GroupThe Denver Post via Getty Images_covid vaccine Helen H. Richardson/MediaNews Group/The Denver Post via Getty Images

Evitando o ciclo vicioso de covid da América

LAGUNA BEACH – Por mais excitados que todos estejamos com a chegada das primeiras vacinas de covid-19, o caminho imediato à frente ainda é traiçoeiro. Os Estados Unidos, em particular, podem estar à beira de um cenário horrível em que contínuos deslizes em qualquer um dos quatro setores – saúde pública, economia, política e comportamento doméstico – acaba deixando os outros em situação ainda pior. Durante as próximas semanas, eles arriscam botar para funcionar um ciclo vicioso que, caso se concretize, pode estraçalhar vidas e meios de vida de muito mais pessoas, mesmo que as vacinas estejam próximas.

Felizmente, por meio de ações individuais e coletivas, os EUA tem os meios não só de conter estas dinâmicas mas também de transformá-las em um ciclo virtuoso. Isto exigirá uma série de esforços sustentados, em lugar de simples repetição de medidas pontuais.

Independentemente das restrições implementadas por um Estado após o outro, é improvável que a onda atual de internações e mortes por covid-19 na América recue de um modo extenso. Neste caso, em lugar de considerar estas medidas como necessárias mas insuficientes, em vez disso muitos americanos concluirão – incorretamente – que as restrições são ineficazes a não ser em seu papel bastante limitado de causar um curto-circuito temporário.

https://prosyn.org/kEiq6fapt