yu70_Yang ZhenghuaVCG via Getty Images_china lunar new year Yang Zhenghua/VCG via Getty Images

Um bom ano para a economia da China

PEQUIM – Em março de 2022, o governo chinês estabeleceu uma meta de crescimento do PIB de 5 a 5,5% para o ano. Na época, esses níveis de crescimento pareciam perfeitamente atingíveis. Mas, em um mês, a variante Ômicron chegou, desencadeando rígidos bloqueios que, embora impedissem a disseminação do coronavírus, causaram sérios danos aos lados da  oferta e da demanda da economia. A taxa de crescimento da China para 2022 foi de apenas 3%.

Hoje, no entanto, as coisas estão melhorando para a economia da China. Após a rápida mudança pelo governo da política de COVID-zero em dezembro– e especialmente desde meados do mês passado – a economia voltou à vida. Essa vitalidade renovada foi exibida durante o feriado do Festival da Primavera no final de janeiro, quando mais de 300 milhões de chineses pegaram a estrada, um aumento de 23% em relação ao ano passado.

Há boas razões para esperar um crescimento significativamente maior em 2023. Para começar, a taxa básica refletirá a baixa base em 2022. Dado o crescimento médio do PIB de 4,8% em 2019-22, um cálculo aproximado sugere que a China deveria conseguir um crescimento do PIB de cerca de 6% em 2023.

https://prosyn.org/cKkhAU5pt