hazra2_ BRITTANY HOSEA-SMALLAFP via Getty Images_california fires health BRITTANY HOSEA-SMALL/AFP via Getty Images

Uma série de riscos médicos impulsionados por fatores climáticos

BOSTON – Quando os desastres naturais obrigam as pessoas a fazer as malas e a fugir para um local seguro, há artigos importantes que muitas vezes são esquecidos. Após a época de incêndios florestais na Califórnia, em 2007, estimou-se que “pelo menos um membro de cada família, deixou medicamentos prescritos para trás durante a evacuação”. Da mesma forma, quando o furacão Harvey ameaçou inundar a casa da minha mãe no Texas, em agosto de 2017, ela esqueceu-se de ir buscar a sua medicação com a pressa de fugir do trajeto da tempestade – embora normalmente fosse meticulosa quando fazia as malas para uma viagem.

Com as alterações climáticas a contribuir para o aumento da gravidade e frequência desses desastres, prevenir interrupções nos cuidados de saúde e satisfazer as necessidades de saúde não atendidas das pessoas deslocadas tornar-se-á uma tarefa cada vez mais urgente. Já sabemos que o clima extremo impulsiona a migração e a apatridia, deslocando 21,5 milhões de pessoas por ano – 41 pessoas por minuto. Os furacões, ciclones, cheias e incêndios florestais interrompem regularmente o acesso a serviços de prevenção (como exames de rotina relacionados com o cancro), serviços de saúde mental e tratamentos para doenças crónicas. Devido a uma seca severa e à guerra civil, muitos refugiados sírios perderam o acesso aos cuidados de saúde e, mais tarde, descobriram que sofriam de doenças crónicas, tais como cancro, hipertensão e diabetes.

Os desastres causados ​​pelo clima representam ameaças diretas e indiretas à continuidade dos cuidados de saúde. De acordo com um estudo de 2019, publicado no Journal of General Internal Medicine, a taxa de sobrevivência de dez anos entre pacientes com cancro de mama cujo tratamento foi interrompido diretamente pelo furacão Katrina foi marcadamente pior do que a de um grupo de controlo.

https://prosyn.org/DK8TuO4pt