cochrane1_jhillphotogrophyGetty Images_dollarplants jhillphotogrophy/Getty Images

A falácia do risco financeiro climático

STANFORD – Nos Estados Unidos, a Reserva Federal, a Comissão de Valores Mobiliários e o Departamento do Tesouro estão a preparar-se para incorporar políticas climáticas na regulamentação financeira dos EUA, na esteira de medidas ainda mais audaciosas na Europa. A justificação é que o “risco climático” constitui um perigo para o sistema financeiro. Mas essa afirmação é absurda. A regulamentação financeira está a ser usada para introduzir clandestinamente políticas climáticas que de outra forma seriam rejeitadas pela sua impopularidade ou ineficácia. 

“Clima” significa a distribuição probabilística das circunstâncias meteorológicas: a gama de condições e eventos meteorológicos, juntamente com as suas probabilidades associadas. “Risco” significa o inesperado, e não as alterações que já todos sabem estarem em curso. E “risco financeiro sistémico” significa a possibilidade de todo o sistema financeiro se desagregar, como quase aconteceu em 2008. Não significa que alguém, algures, possa perder dinheiro porque um preço de um qualquer activo caiu a pique, apesar de os responsáveis pelos bancos centrais estarem a expandir rapidamente as suas competências nesse sentido.

Em linguagem corrente, então, “um risco climático para o sistema financeiro” significa uma mudança súbita, inesperada, de grandes dimensões e generalizada na distribuição probabilística das circunstâncias meteorológicas, suficiente para causar perdas que arrasem o capital e as garantias de longo prazo, provocando uma corrida sistémica à dívida de curto prazo. Isto significa o horizonte de cinco, no máximo dez anos, sobre o qual os reguladores podem começar a avaliar os riscos sobre os balanços patrimoniais das instituições financeiras. Ainda não foram concedidos empréstimos para 2100.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading and receive unfettered access to all content, subscribe now.

Subscribe

or

Unlock additional commentaries for FREE by registering.

Register

https://prosyn.org/0oSzUI7pt