cardenas7_Brent StirtonGetty Images_farm workers Brent Stirton/Getty Images

A pandemia precisa transformar a agricultura mundial

NOVA YORK/ROMA – A pandemia de covid-19 deveria nos incentivar a redefinir o modo como alimentamos a humanidade. O mundo tem hoje uma chance única de adotar medidas de longo prazo que promovam dietas mais saudáveis, incentivem fazendeiros a produzir uma variedade maior de alimentos e fortaleçam a colaboração entre os setores da saúde pública, alimentação e agricultura. Além disso, a pesquisa agrícola pode ter um papel crucial em transformar os sistemas alimentares e torná-los mais sustentáveis e resilientes.

A necessidade de mudança é clara. Para começar, dietas precárias são um dos principais fatores de risco associados às mortes por covid-19. O vírus da SARS-CoV-2 afeta de modo desproporcional pessoas acima do peso ou que sofrem de diabetes ou doenças cardiovasculares - todos problemas ligados a dietas pouco saudáveis.

Esta crise também vem expondo a fragilidade extrema do sistema alimentar mundial. As medidas de distanciamento social e de lockdown implementadas para conter a transmissão do vírus estão reduzindo de modo significativo a renda da população e, consequentemente, sua demanda mundial por comida. A quedanospreçosdosalimentos entre janeiro de maio de 2020 tem afetado profundamente o sustento de centenas de milhares de pequenos produtores agrícolas do mundo todo.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/YGhpkTnpt