sachs349_Mahmoud HjajAnadolu Agency via Getty Images_covax Mahmoud Hjaj/Anadolu Agency via Getty Images

Os produtores de vacinas têm de acelerar o passo

NOVA YORK - O mundo está em um momento crítico da pandemia de covid-19. Os países que não tiveram a primeira rodada de cobertura vacinal estão extraordinariamente vulneráveis à variante Delta, altamente infecciosa, e são também viveiros de novas variantes que podem se espalhar rapidamente no mundo todo. A Comissão covid-19 The Lancet, presidida por mim, está trabalhando em caráter de urgência com o sistema das Nações Unidas para fortalecer a resposta multilateral. Governos de países em que as vacinas estão sendo produzidas - Estados Unidos, membros da União Europeia, Reino Unido, Índia, Rússia e China - precisam cooperar sob a liderança da ONU para garantir que um suprimento suficiente de doses da vacina chegue aos países mais pobres.

Os países de alta renda têm hoje mais de 50% de sua população totalmente vacinada. No entanto, a população totalmente vacinada na África permanece inferior a 4%. Essa falta de cobertura vacinal na África, e em países de baixa renda de outros lugares, representa um perigo iminente para essas populações.

O presidente americano, Joe Biden, está convocando uma cúpula da vacina para 22 de setembro. Este é um passo à frente potencialmente bastante significativo. É importante que os EUA realizem esta reunião em cooperação com China, Índia, Rússia e outros países produtores de vacinas, além de incluir o sistema das Nações Unidas no encontro. Apenas a ONU, com sua filiação universal e capacidade operacional em países de baixa renda, tem a capacidade de coordenar o rápido aumento global da cobertura vacinal.

https://prosyn.org/rmIwO6gpt