atuguba1_Matthew HorwoodGetty Images_elderlywomencovid Matthew Horwood/Getty Images

Uma instituição global para um mundo em envelhecimento

CIDADE DO CABO/CAMBRIDGE/LONDRES – A pandemia de COVID-19 tornou o envelhecimento global impossível de ignorar. Esta pandemia é a primeira a acontecer desde que a população mundial acima dos 65 anos excedeu a população com menos de cinco anos, e a mortalidade relacionada com a COVID-19 aumenta acentuadamente com a idade.

A intersecção entre a pandemia e esta nova realidade demográfica expôs uma lacuna na nossa arquitectura de governação global. Não existe uma instituição internacional única responsável pela salvaguarda dos interesses do grupo etário de maior crescimento no mundo: as pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. Esta lacuna institucional contribuiu para a falta de uma resposta global unificada a uma pandemia mundial que afecta desproporcionalmente esta população. As distribuições pouco consistentes das vacinas são o sintoma mais óbvio, mas existem muitas outras dimensões de vulnerabilidade. Por exemplo, nos países de baixos rendimentos, 46% das pessoas com idade igual ou superior a 65 anos estão no mercado de trabalho, e raramente são consideradas uma prioridade política.

Outros grupos demográficos não foram preteridos. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) visa as necessidades e os direitos das crianças, a ONU Mulheres promove a igualdade de género e a capacitação das mulheres, o Fundo das Nações Unidas para a População concentra-se nas questões da saúde sexual e reprodutiva e a Organização Internacional do Trabalho monitoriza as normas e as condições dos trabalhadores. Falta uma organização dedicada à população mais idosa. Apresar de as pessoas mais velhas estarem implicitamente cobertas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, a falta de uma ênfase específica sobre as mesmas, combinada com as alterações demográficas, significa que constituem uma proporção cada vez maior das pessoas mais vulneráveis do mundo.

https://prosyn.org/dfY5eLHpt