johnson155_Kevin DietschGetty Images_gary gensler Kevin Dietsch/Getty Images

O regulador que os mercados financeiros dos EUA precisam

WASHINGTON (D.C.) – Quando Gary Gensler se tornou presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA  (SEC, na sigla em inglês), em abril de 2021, ele começou a reforçar a regulamentação em algumas partes do setor financeiro. Dezoito meses depois, a oposição da indústria está se tornando intensa.

A página de opinião do The Wall Street Journal chama a abordagem de Gensler de “veloz e furiosa”, afirmando que escrever regras demais está enfraquecendo a proteção do investidor. As principais lideranças da indústria argumentam que o período de comentários sobre as regras propostas é muito curto. Já a The Economist implicitamente o acusou de arrogância, perguntando de modo um tanto cínico: “Conseguirá Gary Gensler resolver todos os problemas das Finanças Americanas?”

Nenhuma destas críticas faz sentido, porque ignora quão pouco os antecessores de Gensler conseguiram. As regras que regem os mercados de valores mobiliários nos Estados Unidos foram autorizadas a cometer deslizes ao longo dos últimos doze anos, permitindo que algumas práticas perigosas se enraizassem. Gensler e os seus colegas estão, de fato, trabalhando de modo rápido e furioso, mas principalmente para ajudar os mercados a não se tornarem imensamente injustos.

https://prosyn.org/lrlcblqpt