rodrik184_SUSAN WALSHPOOLAFP via Getty Images_jerome SUSAN WALSH/POOL/AFP via Getty Images

Cuidado com os economistas que apoiam os paradigmas da política

CAMBRIDGE –  O neoliberalismo morreu. Ou talvez ainda esteja bem vivo. Experts têm falado em ambas as possibilidades atualmente. Mas, de qualquer forma, é difícil negar que algo novo está acontecendo no mundo da política econômica.

O presidente dos EUA, Joe Biden, convocou uma enorme expansão dos gastos do governo em programas sociais, infraestrutura e transição para uma economia verde. Ele quer usar as compras governamentais para reconstruir as cadeias internas de abastecimento e trazer empregos no setor de manufatura de volta aos Estados Unidos. Sua secretária do Tesouro, Janet Yellen, está fazendo pressão por um aumento global e coordenado dos impostos corporativos. Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, tradicionalmente o braço mais agressivo do governo em estabilidade de preços, está minimizando os temores da inflação e dando seu apoio à expansão fiscal.

Todas essas mudanças de política representam um acentuado desvio do pensamento convencional em Washington. Também eles prenunciam um novo paradigma de política econômica?

https://prosyn.org/TJYQHrhpt