stiglitz297_ERIC BARADATAFP via Getty Images_jeromepowell Eric Baradat/AFP via Getty Images

Por que Jerome Powell precisa sair

NOVA YORK - O presidente dos EUA, Joe Biden, tem uma decisão crítica pela frente: quem nomear como presidente do Federal Reserve - sem dúvida a posição mais poderosa na economia global.

A escolha errada pode ter consequências terríveis. Sob Alan Greenspan e Ben Bernanke, o Fed fracassou em regulamentar o sistema bancário de modo adequado, preparando o cenário para a pior desaceleração econômica global em 75 anos. Aquela crise e a resposta dos formuladores de políticas a ela tiveram consequências políticas de longo alcance, exacerbando a desigualdade e nutrindo um sentimento persistente de mágoa naqueles que perderam seus lares e empregos.

Há uma série de clichês sobre por que o presidente atual, Jerome Powell, deveria ser reconduzido. Fazê-lo seria uma demonstração de bipartidarismo. Reforçaria a credibilidade do Fed. Precisamos de uma mão experiente para nos guiar na recuperação pós-pandemia. E por aí vai. Ouvi todos os mesmos argumentos há 25 anos, quando era presidente do Conselho de Consultores Econômicos do presidente dos Estados Unidos e Greenspan era cogitado para a recondução. Eles foram o suficiente para convencer Bill Clinton, e o país pagou um alto preço pela decisão dele.

https://prosyn.org/AGaT1qOpt