cochrane4_Brooks Kraft Getty Images_fed reserve Brooks Kraft Getty Images

Por que o Fed não está fazendo o trabalho dele?

STANFORD – A indicação de novos membros à diretoria do Federal Reserve oferece uma oportunidade aos americanos - e ao Congresso - de refletir sobre o banco central mais importante do mundo, e para onde ele está indo.

A primeira pergunta óbvia a se fazer é como o Fed conseguiu pisar na bola em sua principal atribuição, que é garantir a estabilidade de preços. Que o Fed esteja totalmente surpreso com a inflação atual indica um fracasso fundamental. Sem dúvida, é hora de um exame de consciência institucional.

No entanto, ainda que as políticas de taxas de juros tenham dominado as manchetes, o Fed está hoje mais consequente como regulador financeiro. Outra grande pergunta, portanto, é se ele irá usar seu formidável poder para levar adiante políticas climáticas ou sociais. Por exemplo, ele poderia negar crédito a empresas de combustíveis fósseis, exigir que bancos só emprestem a empresas com planos certificados de emissões líquidas zero, ou direcionar o crédito a alternativas privilegiadas. Ele também poderia decidir começar a atuar explicitamente em nome da igualdade ou justiça racial, dizendo aos bancos onde e a quem emprestar, quem contratar e demitir, e por aí vai.

https://prosyn.org/fUmCNWppt