strain11_Chip SomodevillaGetty Images_fed Chip Somodevilla/Getty Images

O Fed não pode hesitar

WASHINGTON (D.C.) – A turbulência do mercado financeiro obscureceu as perspectivas para a política monetária dos EUA, com muitos economistas, investidores e instituições financeiras esperando que o Federal Reserve não aumente sua política de taxa de juro em sua reunião desta semana. Contudo, embora os fracassos do Silicon Valley Bank (SVB) e do Signature Bank sejam eventos significativos do mercado, eles não devem tirar o Fed do rumo. Os formuladores de políticas econômicas devem aumentar a taxa de referência dos fundos federais em pelo menos 25 pontos-base nesta semana. Com sinais na segunda-feira de que os depósitos bancários tinham se estabilizado, um aumento de 50 PBs seria ainda melhor.

No mês passado, o índice de preços ao consumidor registrou 6% de inflação em relação ao mesmo mês de 2022. A eliminação dos preços voláteis dos alimentos e da energia encontrou uma inflação “nuclear” de 5,5%. Nos últimos três meses, o IPC central aumentou a 5,2% da taxa anual - o ritmo mais rápido desde outubro de 2022.

Quase dois anos de inflação alta equivalente à registrada décadas atrás acostumaram o debate sobre política econômica a estes números de arregalar os olhos. A inflação de seis por cento do IPC é uma emergência que tem de ser tratada com ações agressivas. Deve ser necessário muito mais que uma instabilidade temporária no setor bancário comunitário para que o Fed diminua a sua resposta.

https://prosyn.org/EOdIALIpt