rey2_krisanapong detraphiphatGetty Images_financeclimatechange krisanapong detraphiphat/Getty Images

Observar os Cisnes Verdes

LONDRES – O estatístico Nassim Nicholas Taleb cunhou a designação “cisne negro” para descrever acontecimentos improváveis, difíceis de prever e que podem ter um grande impacto sobre a economia. Os autores de um relatório recente introduziram agora na taxonomia financeira a expressão “cisnes verdes”: eventos causados pelas alterações climáticas e pela perda de biodiversidade.

O aparecimento de cisnes verdes será seguramente mais previsível que o de cisnes negros, já que as alterações climáticas os torna inevitáveis. Mas não existem comparações históricas que nos ajudem a compreender de que forma os riscos climáticos e ambientais como os ciclones, os fogos florestais, as secas e as cheias podem afectar o sistema bancário, a indústria seguradora ou quaisquer outras actividades económicas.

À medida que a actividade económica for sendo redireccionada dos combustíveis fósseis para fontes de energia limpa, algumas actividades desaparecerão, outras emergirão, e o valor dos “activos retidos” cairá a pique. Apesar de este processo ser necessário, terá de ser gerido de tal forma que não crie instabilidade no sistema financeiro.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading and receive unfettered access to all content, subscribe now.

Subscribe

or

Unlock additional commentaries for FREE by registering.

Register

https://prosyn.org/tBbWlFFpt