hausmann90_ GASTON DE CARDENASAFP via Getty Images_latinos for trump Gaston de Cardenas/AFP via Getty Images

Miami trunca Biden

CAMBRIDGE – Joe Biden conquistou uma vitória decisiva na eleição presidencial americana, derrotando Donald Trump por mais de seis milhões de votos em todo o país. Fortalecido pelos eleitores suburbanos, especialmente mulheres, o candidato democrata reconquistou a Pennsylvania, Michigan e Wisconsin, que Trump vencera em 2016, virou o Arizona e a Geórgia e conseguiu 306 dos 538 votos do colégio eleitoral.

Porém, um Estado crucial entre os de voto variado onde Trump se saiu melhor do que há quatro anos foi a Flória – especialmente suas áreas mais povoadas por hispânicos. O crescimento na margem de Trump na Flórida entre 2016 e 2020 é plenamente representado por seus ganhos em Miami.

Enquanto Biden obteve avanços importantes em outras partes da Flórida, em Miami – cidade que representa mais de 10% da população que vota no Estado -, os democratas viram sua vantagem encolher a meros sete pontos percentuais, abaixo da liderança de 30 pontos de Hillary Clinton em 2016. Embora o apoio ao Partido Republicano em Miami tenha crescido 60%, os democratas tiveram 1% menos votos lá do que em 2016, mesmo com um comparecimento 20% maior em todo o Estado e mesmo com os democratas tendo 21% mais votos do que em qualquer outra região da Flória em 2016.

https://prosyn.org/Su3kQyBpt