Pupils attending a class at the Cecelia Dunbar Public school in the city of Freeman Reserved ISSOUF SANOGO/AFP/Getty Images

Aprender com as parcerias educativas da Libéria

MONRÓVIA – Em todo o mundo, perto de 263 milhões de crianças permanecem fora da escola, e entre os que frequentam a escola, 330 milhões recebem uma educação inadequada. Como consequência, estima-se que 617 milhões de crianças em idade escolar não sejam capazes de ler de acordo com o seu nível escolar.

Este problema é global, mas é especialmente grave na África Subsaariana, onde 88% dos estudantes mais jovens – perto de 202 milhões de rapazes e raparigas – não conseguem alcançar um nível suficiente de capacidade de leitura. E é também aqui que estão a ser testadas soluções.

Há muito que os governos africanos e os doadores internacionais proclamam pretender melhorar os resultados educativos, especialmente em competências básicas, como a leitura, a escrita e a matemática. Numa conferência de financiamento da Parceria Global para a Educação decorrida em Fevereiro, os países em desenvolvimento comprometeram-se a aumentar os gastos na educação em 110 mil milhões de dólares, e doadores abastados prometeram mais 2,3 mil milhões de dólares para a melhoria dos sistemas educativos dos países pobres.

https://prosyn.org/k7XRYOupt