cardosa4_Hector VivasGetty Images_mexicocitysquarecoronaviruslockdown Hector Vivas/Getty Images

América Latina Enfrenta o Coronavirus

SÃO PAULO/SANTIAGO/BOGOTÁ/MEXICO CITY – A pandemia do COVID-19 é um choque de magnitude sem precedentes, de duração incerta. As consequências têm sido catastróficas. Se não abordada adequadamente, a crise pode levar a um dos episódios mais trágicos na história da América Latina. 

Até o momento, as respostas políticas em nossa região têm sido desiguais. Vários governos reagiram prontamente, fazendo da proteção à saúde pública seu principal objetivo. Infelizmente, outros tendem a minimizar os riscos da pandemia, desinformando os cidadãos e desconsiderando tanto evidências científicas quanto orientações de seus próprios especialistas. Esses líderes optaram por adotar uma política populista e de divisão no meio dessa tragédia. 

A contenção da epidemia deve ser a principal prioridade da América Latina. O foco das autoridades deve estar na melhoria de nossos sistemas de saúde, canalização de recursos para hospitais, adaptação temporária de infraestrutura ociosa, tais como hotéis e centros de convenções, e a ampliação radical da capacidade de realizar testes.

https://prosyn.org/V7cSOHxpt