rajan55_Jessica McGowanGetty Images_elections Jessica McGowan/Getty Images

Retomar verdadeiramente o controlo

CHICAGO – A Grã-Bretanha está à beira do Brexit. Ninguém sabe o que acontecerá nos próximos meses. Porém, cerca de um terço dos eleitores britânicos apoiam uma saída “sem acordo” da União Europeia, que arrisca causar um desastre económico no país.

Muitos destes apoiantes de um Brexit “sem acordo” são mais velhos e têm pouca instrução, e vivem em comunidades semi-urbanas e pequenas localidades economicamente deprimidas, que tendem a concentrar-se no norte de Inglaterra. Embora estejam preocupados com a deterioração constante da sua situação económica, existem estudos que sugerem que o comércio ou mesmo a imigração não sejam as suas únicas preocupações. Os apoiantes do Brexit também se ressentem com a sua perda de controlo sobre a política, primeiramente para uma distante capital nacional cheia de elites globais bem-pensantes, e nos últimos anos para uma ainda mais remota UE.

As regras emanadas pela UE em matéria de imigração são apenas o sinal mais óbvio da sua impotência. Os apoiantes do Brexit votaram para sair da UE para poderem “retomar o controlo”. Infelizmente, o Brexit, independente da forma que se revestir, poderá não conseguir dar-lhes o que pretendem, incitando ainda mais ressentimentos. Poderá ser feito algo para apaziguar a sua fúria?

https://prosyn.org/70q1JKcpt