sgverhulst2_Patrick FotoGetty Images_citytechnologyconnection Patrick Foto/Getty Images

Concretizar o potencial do localismo da IA

NOVA IORQUE – Todas as novas tecnologias passam por vagas que vão da propaganda exagerada ao desalento. Mas, mesmo pelos padrões usuais, a inteligência artificial tem tido um percurso atribulado. A IA é um herói que renova a sociedade ou um vilão que destrói empregos? Como sempre, a verdade não é tão categórica.

Sendo uma tecnologia de aplicação geral, a IA será o que fizermos dela e o seu impacto final é determinado pelos quadros de governação que construímos. À medida que os apelos por novas políticas de IA aumentam, há uma oportunidade de moldar a infraestrutura legal e regulamentar de forma a maximizar os benefícios da IA e limitar os seus possíveis danos.

Até recentemente, a governação em matéria de IA era discutida principalmente a nível nacional. Mas a maioria das estratégias nacionais de IA – principalmente as da China – está focada em obter ou manter uma vantagem competitiva a nível mundial. São essencialmente planos de negócios projetados para atrair investimentos e alavancar a competitividade empresarial, geralmente com uma atenção acrescentada no aumento da segurança nacional.

https://prosyn.org/IsriBBdpt