dhaliwal2_MAURO PIMENTELAFP via Getty Images_workers disinfect road Mauro Pimentel/AFP via Getty Images

Aprendendo com o lockdown

CAMBRIDGE – Como tantas outras coisas, o desenvolvimento internacional vem sendo fortemente prejudicado pela pandemia do coronavírus. Como podemos usar estas lições para reformular o setor, em vez de voltar ao status quo?

Para começar, a crise nos lembra de que a natureza ainda reina suprema, e isso deveria nos fazer ampliarosesforços para amenizar e nos adaptar a outras ameaças sistêmicas, em especial a das mudanças climáticas, que continuarão a ser a maior ameaça ao desenvolvimento. Segundo o Laboratório do Impacto Climático, o aquecimento global pode levar a até 1,5 milhãodemortesamais por ano na índia até 2100, algo comparável à mortandade de todas as doenças infecciosas juntas. Além de aplicar nosso conhecimento científico atual aos problemas existentes - que incluem desde a melhora da auditoriaambiental ao uso de tiposdearrozresistentesaenchentes –, temos de acelerar inovações que reduzam emissões de dióxido de carbono e poluição e ajudar comunidades a se adapatar às mudanças climáticas, além de providenciar acesso a energia limpa. E, o mais importante, temos de criar e avaliar novas iniciativas, além de ampliar a escala daquelas de maior impacto.

A pandemia também nos mostrou que a saúde pública é mais do que transtornos de saúde física. Para muitas pessoas - em especial nos países em desenvolvimento –, ficar em casa simplesmente não é uma opção segura. A expectativa é que a violência doméstica, que inclui tanto abuso físico quanto emocional, aumentebastante como resultado dos lockdowns. Longos períodos de isolamento podem agravar a ansiedade, depressão e outras doençasdesaúdementalrelacionadas. Não só isso, pessoas que lutam contra o vício estão tendo dificuldades em obter o apoio de que necessitam. Em vez de esperar que esses problemas simplesmente desapareçam quando quer que os lockdowns sejam suspensos (não vão), temos de reconhecer que há tempos a saúde mental é um tema escanteado nos debates sobre políticas públicas.

https://prosyn.org/CceJJaopt