wojnar2_Epidauro ManjateUNFPA Mozambique_family planning mozambique Epidauro Manjate/UNFPA Mozambique

Como colher um dividendo demográfico

MAPUTO – Atualmente, Moçambique surge muitas vezes na primeira página de jornais internacionais devido aos frequentes ciclones e ao agravamento do conflito no norte do país. Mas, tal como as economias do sudeste asiático nas décadas de 1980 e 1990, o país tem a hipótese de aproveitar uma janela de oportunidade demográfica, estimular o crescimento económico e manter uma força de trabalho considerável de classe média. Cumprir esta promessa e evitar resultados menos favoráveis ​​exigirá um rápido investimento em grande escala nos jovens de Moçambique.

Com a fertilidade a diminuir apenas gradualmente, prevê-se que a população de Moçambique duplique até 2050, para 60 milhões, dos quais 55% terão menos de 25 anos de idade. Mas Moçambique ainda está longe de aproveitar a sua oportunidade demográfica, porque o crescimento populacional continua a ultrapassar a expansão da educação e as possibilidades de emprego para os jovens. O Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA, sigla em inglês) estima que o número de jovens entre os 15 e os 24 anos de idade que não trabalhava nem estudava aumentou um milhão – mais do dobro, portanto – na década entre os censos de 2007 e 2017.

Mas com a combinação certa de políticas, Moçambique pode acelerar a sua transição demográfica e obter grandes e sustentáveis ​​dividendos económicos. Especificamente, enfatizar simultaneamente as reformas económicas orientadas para o trabalho e os investimentos no planeamento familiar e na educação poderiam resultar num PIB per capita de mais de oito mil dólares até 2051, semelhante ao de um país de rendimento médio superior como a África do Sul ou a Namíbia. Em comparação com esse resultado, um quadro empresarial do tipo “é o habitual” sem esses investimentos custaria ao país seis mil dólares per capita em PIB perdido. Moçambique também enfrentaria os custos económicos e sociais associados a uma dívida pública mais elevada, pressão adicional sobre um sistema de saúde já sobrecarregado, menor produtividade e maior desemprego entre os jovens.

https://prosyn.org/MVLmtXrpt