gurria8_DIMITAR DILKOFFAFP via Getty Images_bulgariajobtraining Dimitar Dilkoff/AFP via Getty Images

Novos modelos de negócios para um novo futuro

CIDADE DO MÉXICO - A covid-19 está ampliando o foco em muitos desafios com os quais o mundo há tempos tem lutado, entre eles o aumento da desigualdade, acesso insuficiente a cuidados de saúde e educação adequados e mudanças climáticas. Muito antes da pandemia, as pessoas começaram a fazer perguntas difíceis sobre globalização e progresso tecnológico. Apesar de toda a criação de riqueza e redução da pobreza global nas últimas décadas, as oportunidades econômicas têm permanecido ilusórias para muitas pessoas, independentemente de suas habilidades. A resultante fragmentação da sociedade representa uma grave ameaça à saúde de longo prazo das empresas, cidadãos e economias.

Para muitos, a pandemia parece um divisor de águas na formulação de políticas globais. É uma chance rara de pensar grande. Na crise está a oportunidade de estabelecer novas bases para uma economia mais sustentável, resiliente e inclusiva. Mas que cara teria essa economia - e essa sociedade resiliente? Que princípios devem guiar as escolhas difíceis que teremos  de fazer? Como podemos garantir que todos estejam a bordo?

A Business for Inclusive Growth (B4IG), parceria estratégica entre a OCDE e 35 grandes empresas globais, é uma grande iniciativa que visa mudar o modo como os negócios são feitos. Fundada em 2019 na Cúpula dos Líderes do G7, ela reúne entidades dos setores público e privado para apoiar o desenvolvimento de modelos de negócios mais inclusivos, que por sua vez são os blocos de construção de um modelo econômico de longo prazo mais sustentável.

https://prosyn.org/dqInimMpt