manzi1_LUIS TATOAFP via Getty Images_covid testing kenya Luis Tato/AFP via Getty Images

Superando as interferências da covid-19 nos serviços de saúde essenciais

KIGALI – Serviços de saúde de praticamente todos os países tiveram problemas por causa das suposições inicialmente erradas dos legisladores, de que os sistemas de saúde iriam rapidamente vencer a batalha contra a covid-19. À medida que o número de casos e mortes da pandemia aumenta diariamente, isso tem barrado ou revertido avanços duramente conquistados na redução do impacto de outras doenças, da diabetes à malária.

No início da pandemia, muitos legisladores e líderes da área da saúde consideravam aceitável uma interrupção relativamente curta dos serviços essenciais de saúde, mas agora está claro que a covid-19 irá durar muito além do que se imaginou. Os países não podem mais adiar a prestação de serviços cruciais de saúde. Sem uma ação imediata para garantir sua continuidade, o número de mortes futuras decorrentes de doenças transmissíveis e não-transmissíveis será inaceitavelmente alto.

Em uma fúnebre avaliação recente dos custos mundiais da crise da covid-19, a Bill & Melinda Gates Foundation relatou que, em 25 semanas, a pandemia havia feito o mundo recuar 25 anos em termos de cobertura de vacinação – uma boa ideia de como os sistemas de saúde têm funcionado de modo geral. Claramente é hora de garantir que os serviços essenciais de saúde não fiquem para trás.

https://prosyn.org/G04A8N6pt