mercier1_Marcos del MazoLightRocket via Getty Images_science protest Marcos del Mazo/LightRocket via Getty Images

Como mudar a mentalidade das pessoas em relação à ciência

PARIS – Em algumas questões, a maioria dos cientistas concorda, mas grandes segmentos da sociedade civil não estão convencidos, resultando em faltas de consenso. Infelizmente, muitas das lacunas mais importantes estão atualmente relacionadas com a sustentabilidade.

Por exemplo, existe um consenso científico de longa data sobre a realidade das alterações climáticas e o que as causa. No entanto, há dez anos, apenas metade dos estado-unidenses acreditava que a atividade humana causava o aquecimento global (e um terço ainda duvida). Da mesma forma, a esmagadora maioria dos cientistas, juntamente com grupos de especialistas, concorda que os alimentos geneticamente modificados são seguros para comer e podem desempenhar um papel importante para ajudar a alimentar o mundo enquanto reduzem as emissões de dióxido de carbono. Mas na maioria dos países, um grande número de cidadãos pensa que os alimentos geneticamente modificados prejudicam tanto os consumidores como o ambiente.

Além disso, a maioria dos especialistas – incluindo o Painel Intergovernamental sobre as Alterações Climáticas das Nações Unidas – acredita que a energia nuclear deveria desempenhar um papel na redução das emissões globais de gases com efeito de estufa. Mas em muitos países, uma grande percentagem da população considera a energia nuclear perigosa e até poluente.

https://prosyn.org/sSfxd3Mpt