johnson131_Barry ChinThe Boston Globe via Getty Images_UScoronavirustesting Barry Chin/The Boston Globe via Getty Images

Entendo o potencial anticovid da América

WASHINGTON, DC – Para escapar das garras de uma pandemia, um país necessita de três coisas. Antes de mais nada, precisa compreender suficientemente a doença, inclusive como ocorre sua transmissão. Segundo, precisa de acesso à tecnologia que permitirá uma solução científica: cura, vacina ou outro modo eficaz de impedir a transmissão. E terceiro, precisa ser capaz de pagar pelo que necessita ser feito.

No fim das contas, se resume a economia. O governo está investindo o suficiente na criação de conhecimento científico básico? Há cientistas competentes o bastante no país para desenvolver um entendimento da doença e de sua progressão, e para absorver ideias de pesquisadores e médicos em outros lugares? Há um aparato de saúde pública com recursos adequados para cuidar das contingências à medida que surgirem? E todo mundo consegue pagar para se proteger?

A pandemia mais devastadora de que se tem registro é a Peste Negra - a onda de peste bubônica que varreu a Europa no século 14, matando talvez um terço da população. Ninguém à época tinha ideia da causa: muito provavelmente, uma bactéria transmitida por moscas que atacavam ratos. Antes da ciência moderna revelar a causa dos surtos de doenças, os humanos estavam em grande parte indefesos contra patógenos.

https://prosyn.org/eAPprRxpt