hclark7_MARKKU ULANDERAFP via Getty Images_climatechangeprotestkids Markku Ulander/AFP via Getty Images

O Desenvolvimento Sustentável Deve Começar pelas Crianças

NOVA YORK – "Nossa casa está pegando fogo", alertou a adolescente e ativista climática Greta Thunberg na reunião do Fórum Econômico Mundial do ano passado em Davos. Suas contundentes palavras – acusando os adultos de não fazerem nada enquanto o planeta se incendeia – silenciaram uma sala cheia de líderes globais, serviram de inspiração para jovens ativistas em todo o mundo e destacaram a importância crucial de colocar as crianças no foco de qualquer ação global para se construir um futuro melhor.

A mudança climática está acontecendo agora. Isso ficou claro nos recentes e sem precedentes incêndios florestais na Austrália, nos quais 18 milhões de hectares queimaram e estima-se cerca de um bilhão de animais pereceram. Também provocou a onda de calor  na Índia em 2019, uma das mais longas e mais intensas em décadas. Além disso, um planeta em aquecimento está contribuindo para a disseminação global da dengue, infecção viral transmitida por mosquitos.

No entanto, mesmo com o tempo esgotando nossa capacidade de evitar uma catástrofe, a ação climática global não está recebendo a atenção necessária. Como Thunberg e outros jovens ativistas ressaltaram, são nossas crianças que arcarão com o impacto desse fracasso, porque herdarão um planeta cada vez mais inóspito.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading, subscribe now.

Subscribe

or

Register for FREE to access two premium articles per month.

Register

https://prosyn.org/yThtKirpt