yu65_China PhotosGetty Images_renminbidollar China Photos/Getty Images

Os EUA pararam de jogar conforme as regras monetárias

PEQUIM –  No livro “The Economic Weapon: The Rise of Sanctions as a Tool of Modern War, (A Arma Econômica: a Ascensão das Sanções como Ferramenta da Guerra Moderna), o historiador Nicholas Mulder nos lembra que, mesmo quando a Grã-Bretanha e a Rússia lutavam ferozmente entre si durante a Guerra da Crimeia de 1853-56, os dois países continuaram a pagar suas dívidas um ao outro. Da mesma forma, quando os fundos de hedge lançaram ataques predatórios às moedas asiáticas durante a crise financeira asiática da década de 1990, eles ainda seguiram as regras (mesmo que seu comportamento antiético tenha paralisado o progresso econômico de alguns países do leste asiático).

A decisão dos Estados Unidos em 28 de fevereiro de congelar cerca de metade das reservas cambiais da Rússia parece cair em uma categoria diferente. Embora os EUA tenham tomado ações semelhantes contra o Irã, a Venezuela e o Afeganistão, os economistas chineses consideraram essas situações excepcionais e acharam chocante que os EUA tomassem essas medidas contra a Rússia.

O sistema financeiro internacional é baseado na confiança de que todos os participantes seguirão as regras, e honrar as obrigações da dívida é uma das regras mais importantes que existem. Seja qual for a justificativa, congelar as reservas cambiais de um país é uma flagrante violação dessa confiança. Os EUA, que emitem a principal moeda global, de reserva estão colocando em risco sua credibilidade financeira por causa de algumas ilusórias vantagens táticas de curto prazo. Isso é um grande erro.

https://prosyn.org/Xw8LAIzpt