goldin7_Pratik ChorgeHindustan Times via Getty Images_slum Pratik Chorge/Hindustan Times via Getty Images

A cidade COVID

LONDRES – Nenhuma cidade escapou da propagação mortal da COVID-19. Mas o vírus teve um impacto profundamente desigual sobre diferentes grupos de pessoas, até na mesma cidade. Quando a cidade de Nova Iorque foi o epicentro global da pandemia, a baixa de Manhattan tinha uma taxa de infecção de cerca de 925 por 100 000, comparativamente a 4125 por 100 000 em Queens. O motivo para esta diferença é fácil de explicar: os residentes mais abastados de Nova Iorque podiam aceder a uma grande gama de serviços de saúde e trabalhar remotamente em espaçosos edifícios de vários andares.

Como em qualquer grande cidade, o código postal de uma pessoa molda profundamente o seu destino. Manhattan e Queens estão a menos de 25 minutos de metro, mas a diferença entre ambas em termos de rendimento anual mediano atinge uns impressionantes 78 000 dólares, e a variação na esperança de vida entre os vários bairros da cidade pode chegar até aos dez anos. Persistem assimetrias semelhantes no rendimento, saúde, educação, e virtualmente em todas as outras métricas do bem-estar, na maioria das metrópoles do mundo. A COVID-19 agravará ainda mais estas disparidades.

Por todo o mundo, não são tanto as cidades densamente povoadas mas mais os bairros sobrelotados e marginalizados que se debatem para conter a propagação da COVID-19. Os factores socioeconómicos, e não a geografia física, são um factor essencial do risco de contágio, especialmente nas áreas urbanas dos países em desenvolvimento. Por exemplo, estima-se que mais de metade dos sete milhões de habitantes dos bairros degradados de Mumbai já tenham COVID-19. E na África do Sul, onde cinco milhões de agregados familiares não dispõem de frigorífico, apenas 46% têm acesso a instalações sanitárias nas suas casas e um terço partilham-nas com outras famílias, não surpreende que as novas infecções tenham disparado apesar de medidas drásticas de confinamento.

To continue reading, register now.

As a registered user, you can enjoy more PS content every month – for free.

Register

or

Subscribe now for unlimited access to everything PS has to offer.

https://prosyn.org/vU5A0OCpt