rogoff195_Waltraud Grubitzschpicture alliance via Getty Images_coronavirusuniversityonlineclasseeducation Waltraud Grubitzsch/picture alliance via Getty Images

Aprenderão as Universidades com os Bloqueios?

CAMBRIDGE – Será que o COVID-19 finalmente desencadeará a disrupção tecnológica há muito esperada no ensino superior? Em todo o mundo, repentinos bloqueios no meio do período letivo destinados a combater a pandemia, forçaram as universidades a passar quase da noite para o dia para o ensino a distância. Mas, embora essa repentina transição tenha sido difícil para professores e alunos, algo de bom ainda podem surgir.

Como muitas empresas, as universidades estão lutando para reiniciar as atividades e vem adotando uma série de estratégias. Por exemplo, a Universidade de Cambridge, no Reino Unido, anunciou que suas palestras serão todas apenas on-line até pelo menos meados de 2021. Outras, incluindo a Universidade de Stanford , estão oferecendo um mix de aulas presenciais e on-line, bem como prolongando seu ano letivo para que menos estudantes venham ao campus a qualquer hora.

Não nos enganemos: o COVID-19 representa um enorme golpe econômico para o ensino superior. Alojamentos dos estudantes estão desocupados, estádios esportivos continuam vazios e alunos se recusam a pagar por seus estudos. Para muitas faculdades e universidades, é provável que a queda na receita de estudantes estrangeiros, especialmente chineses, seja dolorosa; várias escolas menores com menos recursos podem vir a fechar.

https://prosyn.org/3TiS0Dhpt