

Though Polish voters in October ousted their right-wing populist government, recent elections in Slovakia and the Netherlands show that populism remains as malign and potent a political force as ever in Europe. But these outcomes also hold important lessons for the United States, where the specter of Donald Trump’s return to the White House haunts the runup to the 2024 presidential election.
NOVA IORQUE – O Facebook e alguns dos seus aliados corporativos decidiram que aquilo de que o mundo realmente necessita é de outra criptomoeda, e que o lançamento de uma é a melhor maneira para aplicar os vastos talentos de que dispõem. O facto de o Facebook pensar assim revela muito do que está errado com o capitalismo americano do século XXI.
De certa forma, este é um momento curioso para se lançar uma moeda alternativa. No passado, a principal queixa sobre as moedas tradicionais era a sua instabilidade, com a inflação rápida e incerta a transformá-las em fracas reservas de valor. Mas o dólar, o euro, o iene e o renminbi têm-se apresentado notavelmente estáveis. Na verdade, o que hoje é preocupante é a deflação, e não a inflação.
O mundo também evoluiu no sentido da transparência fiscal, o que está a dificultar a utilização do sistema bancário para o branqueamento de capitais e outras actividades desonestas. E a tecnologia permitiu-nos realizar transacções de forma eficiente, transferindo dinheiro entre as contas dos clientes e as dos retalhistas em nano-segundos, com uma protecção contra fraudes notavelmente eficiente. A última coisa de que necessitamos é de um novo veículo que encoraje actividades ilegais e que branqueie os seus proveitos, que será aquilo em que quase certamente se tornará outra criptomoeda.
To continue reading, register now.
Subscribe now for unlimited access to everything PS has to offer.
Subscribe
As a registered user, you can enjoy more PS content every month – for free.
Register
Already have an account? Log in