GettyImages-1291931091 Getty Images

A hora da oferta

STANFORD – O retorno da inflação é um balde de água fria econômico. Governos não podem mais esperar resolver problemas apenas jogando dinheiro neles. A política econômica deve agora voltar a sua atenção para a oferta e sua prima, a eficiência econômica.

O problema vai muito além de atrasos em entregas de produtos  e de um ano de aumentos drásticos de preços. Do fim da Segunda Guerra Mundial a 2000, o PIB real (corrigido pela inflação) per capita dos EUA cresceu 2,3% ao ano, de US$ 14.171 para US$ 44.177 (em dólares de 2012). Os americanos se tornaram mais saudáveis, passaram a viver mais tempo, diminuíram a pobreza e pagaram por um ambiente muito mais limpo e uma vasta gama de programas sociais. Porém, desde 2000 essa taxa de crescimento pós-guerra caiu quase pela metade, para 1,4% ao ano. É ainda pior no Canadá e na Europa, onde muitos países não cresceram nada desde 2010 em uma base per capita.

Nada é mais importante para a prosperidade humana do que o crescimento econômico de longo prazo. Portanto, nenhuma tendência econômica é mais preocupante do que o crescimento caindo pela metade, em especial para o bem-estar dos menos afortunados.

https://prosyn.org/JjAMQjrpt