tmeyer2_Drew AngererGetty Images_supremecourtclimateprotest Drew Angerer/Getty Images

O argumento pró-divulgação de risco climático

DURHAM/NOVA YORK/WASHINGTON, DC – Mudanças climáticas são geralmente consideradas um problema ambiental. Mas elas também representam graves ameaças às empresas, aos investidores e ao sistema financeiro.

Nos Estados Unidos, a Comissão de Valores Mobiliários (Securities and Exchange Commission - SEC) está atualmente considerando uma proposta que exigiria que certas empresas de capital aberto divulgassem informações relacionadas aos riscos que enfrentam com as mudanças climáticas. O que preocupa é que a agência vem sofrendo pressão crescente de uma série de políticos e interesses corporativos que costumam citar a decisão recente da Suprema Corte no caso Virgínia Ocidental x APA como motivo para abandonar ou enfraquecer a proposta.

Só que os argumentos econômicos, jurídicos e políticos contra avançar com essa regulamentação são profundamente equivocados. Risco climático – tanto os riscos diretos representados pelas mudanças climáticas não mitigada quanto os riscos que as empresas enfrentam pelos esforços de mitigação – é risco financeiro. Ainda que eventos extremos como os furacões Fiona e Ian recebam muito destaque (com razão), os aumentos da temperatura média global e do nível do mar podem, em última análise, ter efeitos econômicos ainda mais vastos.

https://prosyn.org/NlBCo0ypt