roubini173_FABRICE COFFRINIAFP via Getty Images_davoswef Fabrice Coffrini/AFP via Getty Images

Sonanbulismo na Montanha Mega-Ameaça

DAVOS – Uma série de “mega-ameaças” interconectadas está pondo nosso futuro em perigo. Embora algumas dessas estejam fermentando há tempos, outras são novas. A inflação teimosamente baixa do período pré-pandêmico tem dado lugar à inflação excessivamente alta atual. A estagnação secular - crescimento perpetuamente baixo graças às fraca demanda agregada - está dando lugar à estagflação, à medida que choques de demanda agregada negativa se combinam com os efeitos de políticas monetárias e fiscais frouxas.

Onde as taxas de juros já chegaram a ser muito baixas - ou mesmo negativas - elas agora estão subindo depressa, levando junto os custos de empréstimos e criando o risco de crises de dívida em cascata. A era da hiperglobalização, livre comércio, offshoring e cadeias de abastecimento bem-na-hora está dando passagem a uma nova era de desglobalização, protecionismo, reshoring (ou “friend-shoring”) (“relocalizar” ou “avizinhar”, em tradução livre do inglês), comércio seguro e redundâncias “vai que falta” na cadeia de abastecimento.

Não só isso, novas ameaças geopolíticas estão aumentando o risco de guerras frias e quentes e balcanizando ainda mais a economia global. Os efeitos das mudanças climáticas têm se tornado mais graves, e num ritmo bem mais acelerado do que muitos vinham antecipando. É provável que pandemias também se tornem mais frequentes, virulentas e caras. Os avanços em inteligência artificial, aprendizado de máquinas (machine learning), robótica e automação estão ameaçando produzir ainda mais desigualdade e desemprego tecnológico permanente, além de armas mais letais com as quais se pode travar guerras não-convencionais. Todos esses problemas vêm alimentando uma reação contra o capitalismo democrático e empoderando extremistas populistas, autoritários e militaristas à direita e à esquerda.

https://prosyn.org/w5Oc3Cept