solana132_ ERNESTO BENAVIDESAFP via Getty Images_peru ERNESTO BENAVIDESAFP via Getty Images

Por Javier Solana e Enrique V. Iglesias

Apesar de representar pouco mais de 8% da população mundial, a América Latina registrou mais de 30% das mortes confirmadaspor covid-19. Com algumas exceções, a vacinação na região ainda é feita de modo dolorosamentelento. No Peru, que tem uma das maiores taxas de mortalidade por covid-19 do mundo, cerca de apenas 20% da população receberam pelo menos uma dose de vacina.

A economia da região encolheu6,3% em 2020 por causa da pandemia, mas os países da América Latina já vinham apresentando um desempenho anêmico nos cinco anos anteriores. Eles também estão entre os paísesmais desiguaisdo mundo, criando o terreno fértil ideal tanto para a covid-19 quanto para o vírus da instabilidade política.

O fatalismo com relação à América Latina é contraproducente, no entanto, porque mascara a heterogeneidade das sociedades e instituições da região. Porém, não podemos ignorar os fatores históricos e estruturais por trás da modernização tardia da região, nem sua tendência à volatilidade social e política, como provado por sua trajetória nos últimos 30 anos.

https://prosyn.org/zhYdgkspt