sstokes2_SERGIO LIMAAFP via Getty Images_brazil SERGIO LIMA/AFP via Getty Images

Sem impunidade para os insurrecionistas

CHICAGO – O Brasil tem agora sua própria versão do ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio americano por apoiadores do presidente derrotado, Donald Trump. Dois anos e dois dias depois, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto em Brasília, consolidando as credenciais de Bolsonaro como o Trump dos Trópicos.

A semelhança incrível entre a insurreição fracassada do Brasil e o ataque ao Capitólio americano destaca os muitos paralelos entre Bolsonaro e Trump. Os dois são presidentes de extrema-direita, antidemocráticos e de um mandato só que ofereceram nada além de desinformação e bravatas durante a pandemia de covid-19, custando centenas de milhares de vidas. Ambos atormentaram a imprensa e desafiaram a independência de seus judiciários. Ambos afirmaram que somente fraudes significativas e urnas de votação manipuladas poderiam derrotar suas candidaturas à reeleição. Seus legados são os milhões de cidadãos que duvidaram da integridade das eleições de seus países e os milhares que saquearam suas próprias capitais e atacaram policiais num esforço fútil para derrubar a democracia.

Mas as diferenças sutis entre as pós-presidências de Bolsonaro e Trump ressaltam a importância de se processar ex-lideranças antidemocráticas. Muitos americanos temem que indiciar Trump por incitar uma insurreição possa produzir uma dinâmica revanchista, com cada governo usando os tribunais para acertar as contas políticas com o anterior. Mas a história do Brasil desde a restauração da democracia em 1989 sugere o contrário.

https://prosyn.org/oXpsD43pt