pongsudhirak12_WANG ZHAOAFP via Getty Images_china us cold war WANG ZHAOAFP via Getty Images

A Nova-Velha Guerra Fria no Sudeste Asiático

BANGKOK – Poucas partes do mundo pagaram um preço tão alto durante a Guerra Fria quanto o Sudeste Asiático. O conflito das superpotências entre Estados Unidos e União Soviética dividiu a região em campos pró e anticomunistas, gerando cinco guerras no Camboja, Laos e Vietnã ao longo de quatro décadas. Hoje, a competição EUA-China está alimentando a chamada “nova guerra fria” com semelhantes características estruturais.

Na verdade, o confronto entre as grandes potências sino-americanas é a continuação de uma luta ideológica inacabada, desta vez colocando o sistema de alianças liderado pelos EUA e baseado no Ocidente contra uma rede global de clientes estados centrada na China, muitos deles com vários tons de governo autoritário. A União Soviética perdeu a Guerra Fria, mas a  China agora está dando ao Ocidente uma corrida pelo seu dinheiro na sequência. E o Sudeste Asiático será outra vez um grande palco dessas ações.

Por cerca de duas décadas após o fim da Guerra Fria, os EUA pareciam desfrutar de um momento “unipolar” que lhes permitiu remodelar a ordem global, e os mercados livres e a democratização se espalharam pelo mundo. Mas a democracia liberal e o capitalismo de mercado foram posteriormente enfraquecidos por dentro, particularmente após a crise financeira global de 2008, possibilitando um crescente desafio por modelos alternativos de autoritarismo e desenvolvimento econômico dirigido pelo Estado.

https://prosyn.org/cCCh9Y4pt