eichengreen171_ SERGEI CHUZAVKOVAFP via Getty Images_ukraine reconstruction SERGEI CHUZAVKOV/AFP via Getty Images

Quem devia coordenar a reconstrução ucraniana?

GENEBRA – Governos de direita estão auxiliando a Ucrânia com equipamento militar e infusões financeiras, ainda que alguns com mais generosidade que outros, para permitir aos ucranianos combater a agressão russa. Ao mesmo tempo, há esforços em andamento para estimar os custos da reconstrução pós-guerra e dos planos para alocar um auxílio à reconstrução.

Quanto mais entidades envolvidas, melhor. Reconstruir a economia da Ucrânia custará centenas de bilhões de dólares. Esse esforço não pode ser financiado por uma só fonte, ou mesmo por uma pequena quantidade delas. Governos nacionais e subnacionais vão oferecer ajuda bilateral. Bancos de desenvolvimento regional e multilateral vão garantir projetos. ONGs vão mobilizar doações. Expatriados vão garantir o abastecimento de transferências. Corporações fornecerão o investimento externo direto.

Mas o mais importante: esses esforços devem ser coordenados. Do contrário, os ucranianos terão estradas reconstruídas conforme padrões de medida europeus, mas sem o material circulante adequado. Terão prédios de escolas sem cartilhas ou computadores, à medida que doadores se esbofeteiam para assumir o crédito pelos projetos de reconstrução visíveis.

https://prosyn.org/2XEl2LLpt