adesina6_BADRU KATUMBAAFP via Getty Images_africaclimatechangeprotest Badru Katumba/AFP via Getty Images

A COP26 de que África precisa

ABIDJAN – Quase dois anos após o início da pandemia de COVID-19, a natureza desigual da resposta mundial à crise é flagrantemente óbvia. Enquanto muito poucos países africanos conseguiram gastar o equivalente a até 1% do seu PIB para combater esta emergência de saúde praticamente sem precedentes, as economias ocidentais reuniram mais de 10 biliões de dólares, ou 30% do seu PIB combinado, para enfrentá-la. A Europa e os Estados Unidos vacinaram na totalidade, respetivamente, 75% e 70% das suas populações adultas contra a COVID-19, mas menos de 6% dos africanos foram vacinados. E embora alguns países ocidentais já estejam a administrar doses de reforço, África não consegue receber as primeiras doses.

Esta desigualdade sistémica é igualmente evidente nos esforços para se enfrentar a crise climática. Os desastres climáticos, à semelhança dos vírus, não conhecem fronteiras. Mas enquanto os governos do Norte Global reagem a esses eventos mediante contração de empréstimos nos mercados de capitais a um custo insignificante para financiar pacotes de estímulo e investimento, os países africanos têm de contar com uma gota de liquidez através de iniciativas de suspensão de dívidas, promessas de ajuda ou financiamento do mercado de capitais exorbitantemente dispendioso. Nenhuma destas opções fornece atualmente a essas economias o investimento de capital inicial de que precisam para melhorarem as suas perspetivas a longo prazo.

Enquanto os líderes mundiais se reúnem em Glasgow para a Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26), África precisa de uma ação coletiva decisiva, no lugar de mais palavras encorajadoras. Propomos, portanto, um pacote financeiro e comercial estratégico que possa transformar a desigualdade climática em inclusão, garantindo uma mudança transformadora de recursos dos emissores históricos de gases com efeito de estufa (GEE) para África.

https://prosyn.org/pBNvEVQpt