nixonsaintil2_Philipp von Ditfurthpicture alliance via Getty Images_ai classrooms Philipp von Ditfurth/picture alliance via Getty Images

Desbloqueio do aprendizado com IA

NOVA YORK - A inteligência artificial vem capturando a imaginação dos líderes corporativos ansiosos para implementar novas soluções tecnológicas em seus setores. Mas a IA também poderia ser aplicada a problemas mais amplos e complexos, especialmente na educação. Essa visão está a caminho de se tornar realidade, com a tecnologia já ajudando a aprimorar o aprendizado dos alunos, a criar novos caminhos para carreiras gratificantes e a alinhar a educação de hoje com os empregos de amanhã.

Um relatório recente constatou que cerca de metade dos professores e administradores escolares pesquisados nos Estados Unidos que usam IA hoje em seu trabalho estão otimistas quanto ao seu potencial. Mas a falta de treinamento está impedindo a adoção generalizada.

Felizmente, superar essa barreira é relativamente simples. Para começar, os líderes empresariais e os formuladores de políticas devem trabalhar juntos para oferecer aos professores treinamento gratuito sobre os fundamentos da IA e suas aplicações práticas. Um modelo de treinamento de instrutores pode ser oferecido por meio de aprendizado online gratuito ou de baixo custo e personalizado para níveis educacionais específicos ou currículos locais. Essa abordagem permite que os educadores ganhem confiança com a nova tecnologia e comecem a experimentar aplicações práticas em suas salas de aula.

Além disso, os professores capacitados em IA estão melhor preparados para ajudar os alunos que desejam aprender mais sobre o setor. Uma pesquisa da IBM mostra que muitos alunos querem buscar empregos tecnológicos bem remunerados, mas acreditam que não são qualificados porque não têm as credenciais acadêmicas. Outros dizem que simplesmente não sabem por onde começar. É aí que entra a IA gerativa: ela pode recomendar cursos que correspondam aos níveis e interesses dos alunos e oferecer feedback em tempo real à medida que eles avançam no conteúdo. As soluções baseadas em IA podem até mesmo colocar os alunos em contato com mentores capazes de aconselhá-los sobre o ensino superior e a progressão na carreira. Isso resulta em uma experiência educacional mais personalizada e imediata do que o aprendizado online de antigamente.

Um obstáculo significativo para reduzir a lacuna de habilidades em IA é o ritmo acelerado da inovação, que levou a uma demanda substancial não atendida por conhecimento especializado. De acordo com o Fórum Econômico Mundial, metade da força de trabalho global precisa se requalificar ou melhorar suas habilidades, mas o mercado de treinamento não está equipado para atender a essa necessidade. É encorajador que novas ofertas estejam sendo implementadas em todo o ecossistema de IA, desde cursos sobre ética e engenharia rápida até recursos experimentais criativos para os alunos. Como o tempo de vida útil das habilidades técnicas continua a diminuir, tanto os jovens estudantes quanto os que aprendem ao longo da vida devem ser incentivados a investir em treinamento em IA.

Ao mesmo tempo, a IA está promovendo mudanças radicais em todos os setores e mercados, e o amplo escopo dessa transformação exige uma resposta igualmente abrangente - esforços individuais não serão suficientes. O primeiro passo para ajudar os alunos a encontrar o caminho para os empregos do futuro é garantir que esses cargos existam. Os executivos corporativos e os formuladores de políticas devem trabalhar juntos para criar empregos que ofereçam trabalho de maior valor a candidatos qualificados, que, por sua vez, terão mais condições de sustentar suas famílias.

Secure your copy of PS Quarterly: The Climate Crucible
PS_Quarterly_Q3-24_1333x1000_No-Text

Secure your copy of PS Quarterly: The Climate Crucible

The newest issue of our magazine, PS Quarterly: The Climate Crucible, is here. To gain digital access to all of the magazine’s content, and receive your print copy, subscribe to PS Premium now.

Subscribe Now

Igualmente importantes são as colaborações multissetoriais, como a AI Alliance, que visa incentivar a abertura sobre esses sistemas e acelerar o compartilhamento de conhecimento, e o AI-Enabled Information and Communication Technology (ICT) Workforce Consortium, que direciona os trabalhadores para programas de treinamento relevantes. Essa ação coletiva está criando oportunidades para aproveitar a empolgação em torno da IA para criar estruturas comuns e desenvolver uma abordagem que priorize as habilidades, capaz de identificar e nutrir os líderes tecnológicos do futuro.

Mas o trabalho está só começando. Lideranças do setor e formuladores de políticas devem continuar a desenvolver uma abordagem compartilhada para a educação e a criação de empregos na era da IA e incentivar um treinamento mais amplo nos fundamentos da tecnologia. Como Chief Impact Officer da IBM, perguntarei como minha organização pode garantir que alunos, professores, funcionários e candidatos a emprego estejam se beneficiando desses avanços. Embora tenhamos dado um passo nessa direção com o IBM SkillsBuild, a formação dos setores e empregos do futuro exige uma série de recursos e programas alimentados por IA que possam proporcionar aos alunos experiências educacionais personalizadas ao longo de suas vidas.

Tradução por Fabrício Calado Moreira

https://prosyn.org/DGbCNNZpt