zhang53_HECTOR RETAMALAFP via Getty Images_chinapeople Hector Retamal/AFP via Getty Images

Por que a China continua em ascensão

XANGAI – Em apenas quatro décadas, a economia da China atingiu um nível inédito de riqueza e desenvolvimento, e, até recentemente, sua trajetória ascendente de crescimento econômico e prosperidade pareciam destinados a continuar. Mas à medida que pressões políticas e o coronavírus vêm forçando muitos países - os Estados Unidos, em particular - a adotar políticas econômicas mais nacionalistas, o ponto alto da globalização pode em breve ser substituído por uma era pós-pandemia definida por preocupações de segurança nacional e controle de fronteiras.

Não são boas notícias para a China, que preferiria que o mundo mantivesse a abertura econômica que obteve nas últimas décadas. Por este motivo, a China vem trabalhando fortemente para alinhar suas atividades econômicas e comerciais com as regras e regulamentações internacionais. Contudo, no momento parece que a China terá de se preparar para um futuro caracterizado por barreiras e restrições comerciais maiores.

Neste sentido, o 14º Plano Quinquenal da China deixa claro que o país vai buscar diminuir sua dependência da demanda externa. A “estratégia de circulação dupla” anunciada no plano, em vez disso, enfatiza a confiança na imensa população do país. A China também planeja investir pesadamente em setores de ponta, como inteligência artificial e semicondutores, além de trabalhar para obter autossuficiência em tecnologias fundamentais.

https://prosyn.org/2NBbAdept