steiner28_Jaap ArriensNurPhoto via Getty Images_mobilebankingappfintech Jaap Arriens/NurPhoto via Getty Images

Finanças digitais para um mundo pós-pandemia mais justo

JOANESBURGO/NOVA YORK – A crise atual e sem precedentes da covid-19 tem forçado bilhões de pessoas a trabalhar, se relacionar e consumir digitalmente. Esta mudança cria uma oportunidade histórica de revelar o potencial da digitalização para financiar um desenvolvimento mais inclusivo e sustentável.

A digitalização está transformando todos os aspectos das finanças. Mais de um bilhão de pessoas no mundo usam hoje plataformas móveis de pagamento, que estão transformando telefones móveis em ferramentas financeiras. As finanças digitais têm alavancado o big data e a inteligência artificial para apoiar avanços em criptomoedas e criptoativos, empréstimos de ponto a ponto, financiamento coletivo e mercados eletrônicos. Algoritmos vêm silenciando os barulhentos pregões, com muitas vendas de ações hoje feitas sem qualquer envolvimento humano.

O investimento na tecnologia financeira (fintech) vem alimentando esta transformação. Em 2018, o setor atraiu um valor recorde de US$ 120 bilhões em financiamento de capital de risco, ou um terço do total global. Além disso, investidores financeiros despejam anualmente dezenas de bilhões de dólares para estimular a tecnologia digital.

https://prosyn.org/nKEx67fpt