ojomo3_SIMON MAINAAFP via Getty Images_safaricom SIMON MAINA/AFP via Getty Images

O modelo empresarial “Modelo T” de África

BOSTON – África é frequentemente considerada um lugar arriscado para fazer negócios. Há histórias de sucesso, como a Safaricom, a Flutterwave e a Kobo360. Mas os investidores tendem a vê-las como anomalias: o facto de estarem a prosperar, apesar da pobreza generalizada, instabilidade política e corrupção generalizada, é uma questão de sorte, não prova que África seja um destino de investimento “seguro”.

Estas perceções explicam por que razão, embora África acolha 17% da população mundial, os seus inovadores receberam apenas 4,4% do investimento direto estrangeiro global em 2020. Se essas perspetivas não mudarem, África continuará a sofrer – e os investidores perderão oportunidades lucrativas.

É verdade que o ambiente empresarial africano é desafiante. Mas isso é válido para todos os países de rendimento baixo e médio, incluindo os Estados Unidos no início do século XX. Quando Henry Ford propôs o seu Modelo T – um carro acessível para as massas – muitos dos seus investidores mostraram-se relutantes. Os EUA tinham falta da infraestrutura necessária, incluindo estradas pavimentadas, postos de gasolina e oficinas de reparação. E o americano médio não podia comprar um carro, de qualquer maneira.

https://prosyn.org/BwAEkWkpt