

Fifteen years after the collapse of the US investment bank Lehman Brothers triggered a devastating global financial crisis, the banking system is in trouble again. Central bankers and financial regulators each seem to bear some of the blame for the recent tumult, but there is significant disagreement over how much – and what, if anything, can be done to avoid a deeper crisis.
XANGAI – Nos últimos 25 anos, as revoluções nas tecnologias das comunicações e dos transportes permitiram que as empresas criassem cadeias de valor verdadeiramente globais. Os produtores de matérias-primas foram associados aos fabricantes de peças e de materiais, que foram por sua vez associados às empresas que montam e embalam os produtos finais, e a seguir a canais de distribuição destinados a clientes de todo o mundo.
Nas duas décadas anteriores à pandemia de COVID-19, o valor anual dos bens intermédios exportados internacionalmente triplicou, para mais de 10 biliões de dólares,dando origem a um sistema de produção intricadamente coreografado. Mas como estas redes globais evoluíram no sentido da redução de custos através da maximização da eficiência, podem ser frágeis, e por vezes cedem sob pressão.
Portanto, todos os países envolvidos nas redes mundiais de produção têm de compreender a sua exposição ao risco, e desenvolver mais resiliência onde esta for necessária. Para as economias emergentes que pretendam expandir a produção industrial orientada para as exportações, as implicações desta tomada global de consciência poderão ser profundas.
To continue reading, register now.
Subscribe now for unlimited access to everything PS has to offer.
Subscribe
As a registered user, you can enjoy more PS content every month – for free.
Register
Already have an account? Log in