furman8_ANGELA WEISSAFP via Getty Images_consumer spending ANGELA WEISS/AFP via Getty Images

Os consumidores americanos vão continuar a gastar?

CAMBRIDGE - Alguns analistas preveem que a economia dos EUA caminha para uma recessão. Mas, se for mesmo esse o caso, alguém esqueceu de avisar os consumidores. Embora a confiança do consumidor tenha despencado em agosto de 2021 e venha caindo desde então, o que a coloca no mesmo território da registrada na crise financeira de 2008, o gasto das famílias está muito maior do que era à época.

Quando os consumidores falam aos entrevistadores de pesquisas, eles registram um humor azedo; mas, seja comprando online ou pessoalmente, eles continuam a comprar em ritmo crescente. O gasto do consumidor do segundo trimestre está prestes a registrar crescimento a uma taxa anualizada de mais de 4%, o que o tornaria um dos melhores trimestres das últimas décadas. A grande pergunta, então, é se o boom de gastos vai durar.

Afinal, os consumidores têm bons motivos para se sentir desconsolados. A inflação está em uma alta de 40 anos, e o crescimento salarial real (corrigido pela inflação) está em uma baixa correspondente de 40 anos. A renda per capita pessoal disponível real caiu durante cinco meses seguidos antes de voltar ao nível em abril, o que a deixou 2,1% abaixo de onde estava em setembro. Ao mesmo tempo, o gasto do consumidor aumentou 2% desde setembro, aproximadamente o dobro de sua taxa anualizada normal.

https://prosyn.org/8AMLQsgpt