shiller130_Jeffrey GreenbergUniversal Images Group via Getty Images_house market Jeffrey GreenbergUniversal Images Group via Getty Images

Será que você deve comprar uma casa nos EUA?

NEW HAVEN – Há alguns dias, recebi um e-mail de um homem que me repreendeu por meu ceticismo quanto a investir em imóveis hoje. Ele se identificou como ex-piloto da Força Aérea americana durante a Guerra do Vietnã, que depois se tornou corretor da bolsa e banqueiro antes de se aposentar recentemente. “Você, como pessoa instruída”, escreveu ele, “deveria apoiar e promover a propriedade de imóveis”.

Ele estava respondendo ao meu alerta sobre uma bolha nos preços das casas em muitos lugares do mundo. Segundo o mais recente Índice de Preços de Imóveis da S&P CoreLogic Case-Shiller, os preços de casas americanas chegaram a uma alta recorde de 19,7% no ano passado, e hoje parecem bastante instáveis. Eles podem aumentar ainda mais durante um tempo, mas isso pode ser seguido de quedas consideráveis.

Ainda assim, meu correspondente estava certo ao menos em parte sobre o que eu deveria dizer ao público em relação à casa própria. Em particular, devemos reconhecer seu efeito geral em nossas vidas, apesar da recente extrema volatilidade dos preços.

https://prosyn.org/mOS8iFgpt