delong230_WANG ZHAOAFP via Getty Images_chineseleaders Wang Zhao/AFP via Getty Images

O Erro histórico de Xi

BERKELEY – No final do mês passado, o ator americano John Cena emitiu um humilde pedido de desculpas público após ter se referido a Taiwan como um “país” em uma entrevista para promover seu último filme. Embora ele estivesse usando o termo para se referir a um mercado de mídia linguística com um discreto canal de distribuição, não ao status da ilha de Taiwan no direito internacional, o governo chinês não permitiria essas diferenciações.

O que devemos fazer com este episódio? Claramente, a globalização deu terrivelmente errado. As restrições ao discurso ditadas pelo governo autoritário da China se aplicam não apenas à China, mas também, e cada vez mais, ao mundo exterior. Mesmo em minha própria experiência cotidiana, notei que muitas pessoas agora falam elipticamente, exclusivamente e eufemisticamente sobre a China contemporânea.

Eu também poderia fazer isso. Poderia apontar sutilmente que nenhum império jamais teve mais do que cinco bons imperadores consecutivos, e que é importante para uma sociedade preservar um lugar para críticos bem-intencionados como o oficial chinês do século 16 Hai Rui, o primeiro comunista – um líder militar, Peng Dehuai e o reformador econômico Deng Xiaoping. Mas prefiro falar franca e diretamente sobre as verdadeiras questões que estão por trás das disputas terminológicas sobre Taiwan.

We hope you're enjoying Project Syndicate.

To continue reading and receive unfettered access to all content, subscribe now.

Subscribe

or

Unlock additional commentaries for FREE by registering.

Register

https://prosyn.org/44b7ioqpt