qadri1_Abdulnasser AlseddikAnadolu Agency via Getty Images_cholera Abdulnasser Alseddik/Anadolu Agency via Getty Images

Aplicar à cólera a solução para a COVID

DACA – Desde que, há dois anos, a COVID-19 engoliu o mundo, o termo “sem precedentes” tornou-se uma espécie de chavão. Mas apesar de o coronavírus ter suscitado desafios únicos numa época de profunda interdependência global, as pandemias não são novas. A pandemia da COVID-19 nem sequer é a única que nos afecta presentemente. Em grande parte do mundo em desenvolvimento, proliferam os surtos de cólera.

Enquanto o vírus SARS-CoV-2 é “recente,” a cólera (uma doença diarreica transmitida pela água e causada pela bactéria Vibrio cholerae) é antiga, assim como o seu histórico de devastação generalizada. A actual pandemia de cólera é a sétima que se verifica no mundo desde o início do século XIX.

Apesar das suas diferenças aparentes, a COVID-19 e a cólera têm muito em comum. Ambas são pelo menos parcialmente controláveis pela vacinação, e ambas se propagam mais facilmente em ambientes superlotados e insalubres. Por conseguinte, para limitar a sua transmissão é vital assegurar a existência de abrigos adequados e reforçar as práticas e as infra-estruturas relativas à água, ao saneamento e à higiene (WASH).

https://prosyn.org/YjuXk5ipt