james173_Morry Gash-PoolGetty Images_trump biden first debate Morry Gash/Pool/Getty Images

Vencerão as Mentiras?

PRINCETON – A estranha e desanimadora campanha para as eleições presidenciais dos EUA tem sido marcada pela ausência de debates importantes e um dilúvio de mentiras. Como Joe Biden disse a respeito de Donald Trump no primeiro debate televisionado: “O fato é que tudo o que ele tem dito até agora é simplesmente mentira. Não estou aqui para fazer a contagem das mentiras dele. Todo mundo sabe que ele mentiroso. ”

Em política, quanto mais mentiras são utilizadas, mais motivos existem para cada lado acusar o outro de mentir. Isso resulta em uma espiral de desonestidade, tornando impossível o debate racional. Com cada mentira gerando mais mentiras, a política normal passa a ser substituída por uma política de exceção. Sabemos disso porque o fenômeno não é novo ou exclusivo do século 21.

A história está cheia de alertas para uma sociedade inundada por mentiras. Shakespeare descreveu o problema brilhantemente em suas peças. Em As You Like It  (Como Você Quiser), o bobo da corte, Touchstone descreve a escalada de sete estágios na veemência das réplicas: o quarto estágio é a “Ousada Reprovação; o quinto é a Belicosa Contradição; o sexto, a Mentira Circunstancial; o sétimo, a Mentira Deslavada”.

https://prosyn.org/JOAaKEopt